Finais do Campeonato do Mundo e da Europa de Freeride
Disputam-se, este domingo, as finais do Campeonato do Mundo e da Europa de Freeride, evento que está a decorrer, desde a passada sexta-feira, na Praia da Nazaré, a eleita para representar Portugal na 1ª etapa desta competição. Daqui, seguirá para outros 5 países, atravessando 3 continentes, até à sua conclusão no Japão. Este sábado, apesar da tranquilidade do mar, os pilotos brindaram o público com saltos e manobras de elevado grau de dificuldade na sessão de pré-qualificação. “Foi muito difícil conseguir boas performances”, declarou Mark Gomez, atual Campeão do Mundo da modalidade. O mexicano Abraham Ho, atual nº 2 do ranking mundial, falou em “experiência fantástica” sobre o seu contacto com a vila. Quanto à competição, o piloto disse que “sabemos que os oceanos são imprevisíveis. Tivemos todos que apostar mais no surf e aproveitar as poucas ondas ao máximo.” Para o último dia do Freeride, que terá inicio cerca das 8 horas da manhã, as previsões apontam para que o estado do mar seja mais favorável à competição, que decorrerá ao longo do dia, em sistema de eliminatórias, até à final. Para este domingo, além da competição em mar, há animação na praia, com Flyboard, Beach Tenis, danças de Zumba e animação com DJ´s, entre muitas outras atividades. O Presidente da Câmara, Walter Chicharro, afirmou que “o Freeride será, com certeza, uma aposta de continuidade. Espero que o domingo traga muito publico, pois, a modalidade assim o merece”.
Related News
Praia do Norte in the spotlight with four trophies at the 2026 Big Wave Challenge Awards
21 de September de 2026
Rodrigo Koxa, Michelle des Bouillons, Grant Baker and Alberto Truncer were the winners of the Men’s Biggest Wave, Women’s Biggest Wave, Men’s Biggest Paddle and Wipeout of the Year categories, respectively, with performances carried out at Praia do Norte during the 2025/2026 season.
Nazaré reforça aposta na regeneração marinha e na economia azul
20 de August de 2026
A Câmara Municipal da Nazaré aprovou, no passado dia 11 de agosto, um Protocolo de Cooperação Estratégica com a Nazaré Qualifica e a Hope Zones Foundation, destinado ao desenvolvimento de projetos nas áreas da regeneração dos ecossistemas marinhos, investigação científica, educação ambiental, literacia oceânica e economia azul sustentável.
Praia do Norte in the Spotlight Among Big Wave Challenge Award Nominees
17 de August de 2026
A Praia do Norte, na Nazaré, volta a assumir um papel de destaque no cenário mundial das ondas gigantes. Dez nomeações nos prémios Big Wave Challenge 2026 estão associadas a ondas surfadas na Praia do Norte, em quatro categorias distintas.