Skip to content

Nazaré Qualifica

 Noticias
Skip to content

Autenticação






Esqueceu a senha?

Apoios

apoios.png
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
Noticias
Nazaré Qualifica distinguida com o Prémio Valorização Territorial Imprimir e-mail

A projeção mundial da Praia do Norte, através do “North Canyon 2011”, valeu à Empresa Municipal “Nazaré Qualifica” o Prémio Valorização Territorial, dos Troféus Afonso Lopes Vieira, que foram entregues na quinta-feira, 17 de maio, pelo Semanário Região de Leiria, na sua Gala anual, que decorreu em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva.

Depois do reconhecimento mundial e nacional do projeto de promoção da Praia do Norte, o Troféu Afonso Lopes Vieira é, para Miguel Sousinha, Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal, «muito importante».


«Foi com grande satisfação que recebemos este Prémio, que traduz o reconhecimento da Região a um projeto de grande notoriedade que levou o nome da Nazaré, mas também de toda uma Região, aos quatro cantos do mundo, promovendo a cultura, a paisagem e a etnografia, através do North Canyon e do surfista Garrett McNamara, que surfou a maior onda do mundo na praia do Norte, conhecida mundialmente pela onda de 90 pés, em novembro de 2011», disse.


“Distinguir os valores da região, premiar o mérito, destacar os bons exemplos e aplaudir gente que faz a diferença” são os objetivos destes prémios entregues, anualmente, pelo Semanário. 
 
 

 
Empresa Municipal “Nazaré Qualifica” fecha 2011 com saldo positivo Imprimir e-mail
A Nazaré Qualifica, Entidade Empresarial Municipal da Nazaré, terminou 2011 com um resultado positivo de 14,530 mil euros, dos quais cerca de 12 mil são provenientes da Nazaré Forma (Escola Profissional).
 
«2011 foi um ano de afirmação do papel da Nazaré Qualifica no Município, não só ao nível operacional mas também de investimento», referiu Pedro Pisco, administrador da Nazaré Qualifica.
 
Do lado das despesas, os recursos humanos são, neste momento, o maior custo para a empresa municipal (74 funcionários).
 
Da atividade desenvolvida, e que se reflete nos resultados do Relatório de Contas, 2011 foi um ano marcante, com o alargamento da ação da Nazaré Qualifica, devido à delegação de competências, por parte da Câmara, da gestão de equipamentos públicos (centros escolares, biblioteca e cine-teatro); à projecção da Nazaré com o segundo ano no projecto “Nazaré North Canyon” e o início da venda dos lotes do parque empresarial, em Valado dos Frades, entre outros.
 
Sobre o Parque Empresarial, dos dois concursos lançados durante o ano passado para a venda dos lotes, resultou a venda de 68 mil metros quadrados, que permitirão um encaixe de 1 milhão de euros.
 
Relativamente ao projecto de promoção da Nazaré, designadamente das características únicas da Praia do Norte, desenvolveu-se, em 2011, o segundo ano do “Nazaré North Canyon”, com a participação do havaiano Garrett McNamara. O projeto de três anos foi financiado por patrocinadores privados (a ZON contribuiu com 55 mil euros) e não implicou qualquer envolvimento financeiro da parte da Câmara Municipal da Nazaré.
 
«Apresentámos, em 2011, o documentário do projeto (2010), protagonizado por McNamara, nas salas de cinema portuguesas (ZON), e em junho, deste ano, será exibido nos Estados Unidos e Caraíbas, chegando já no final deste mês de maio às salas de Espanha. O retorno financeiro deste projecto existe, mas a grande missão, para já, é propagar, pelo mundo, o destino: Nazaré», informou Pedro Pisco.
 
Consulte aqui o Relatório e Contas de 2011
Actualizado em ( 17-Mai-2012 )
 
Onda da praia do Norte da Nazaré surfada por McNamara no Guiness Imprimir e-mail
O livro do Guinness reconheceu, na passada quinta-feira, 10 de maio, que a maior onda surfada foi a que Garrett McNamara apanhou na praia do Norte, Nazaré, em novembro de 2011, com 78 pés (23,77 metros).

 

McNamara, de 44 anos, começou a surfar aos 11 anos, tornando-se profissional deste desporto aos 17, bateu, na Nazaré, um recorde que pertencia a Mike Parson, por ter surfado em 2008 uma onda com 23,47 metros.

 

McNamara alcançou este feito na praia do Norte, na Nazaré, no âmbito do “Zon North Canyon Show”, um projeto de três anos, iniciado em 2010, que o trará, de novo, no final deste ano até a esta praia.

 

 

 

 
McNamara vence Óscar da Maior Onda do Ano surfada na Nazaré Imprimir e-mail

O extreme waterman Garrett McNamara, que fez história na Nazaré ao surfar a maior onda de sempre no âmbito da expedição ZON NORTH CANYON SHOW 2011, foi um dos grandes vencedores na noite dos “Billabong XXL Global Big Wave Awards”, uma cerimónia que decorreu no Grove Theater, em Anaheim, na Califórnia. O havaiano venceu na categoria de “Maior Onda” do ano de 2011.

Garrett McNamara e a onda portuguesa estavam ainda nomeados para a categoria “Melhor Surfada do Ano”, cujo vencedor foi o americano Nathan Fletcher, com uma onda surfada em Teahuppo/Tahiti.

Para Garrett Mcnamara «é uma honra poder estar aqui nesta cerimónia. Sinto-me muito afortunado, por poder surfar todos os dias e dedicar-me às ondas grandes, é um sonho. E eu estou a viver o sonho».

«Este prémio é dedicado às pessoas da Nazaré por todo o apoio que me têm dado», referiu o havaiano.

A outra boa surpresa da noite dos Óscares veio com o anúncio do apresentador da cerimónia, Alex Grey, sobre a medida da onda surfada por Garrett – 78 pés. Desta forma, o surfista havaiano e a onda portuguesa entram para o restrito grupo do Guiness Book of Records.

Segundo Pedro Faraústo, Diretor de Produto da ZON, «a aposta da ZON neste projeto representa uma nova forma de abordar o surf em Portugal. Estamos habituados a receber competições de surf, mas faltava um projeto que realmente desse projeção mundial às possibilidades deste desporto nas praias portuguesas. Foi uma agradável surpresa ver a onda surfada pelo Garrett premiada no Billabong XXL, provando uma vez mais o sucesso do projeto ZON NORTH CANYON SHOW”, acrescentando «acredito que este ano o Garrett vai apanhar uma onda ainda maior na Nazaré».

Para Jorge Barroso, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, «é um motivo de grande orgulho a atribuição deste galardão ao nosso mar, com o qual tanto nos identificamos».

«Obrigado Garrett. É uma honra trabalhar contigo, pela determinação, força e coragem e saber que tens e continuas a procurar melhorar. Um pouco como esta segunda casa, que é a Nazaré e a sua população que te admira, deseja as maiores felicidades e cá te esperamos para os grandes desafios e grandes e boas ondas em Outubro próximo. Parabéns, continua e um grande abraço», acrescentou.

Garrett McNamara esteve na Praia do Norte, num projeto desenvolvido pela Nazaré Qualifica e patrocinado pela Zon, durante os meses de Outubro e Novembro, para praticar surf, tow-in e stand up paddle e filmar o documentário ZON NORTH CANYON SHOW 2011.

Trata-se de um projeto de três anos iniciado em 2010 e protagonizado pelo surfista havaiano, que este ano regressa a Portugal entre Outubro e Novembro.

Lista dos restantes premiados da noite dos Óscares:
Nathan Fletcher, Monster tube
Nathan Fletcher Surfline best overall performance,
Maya Gabeira, Billalong girl best overall performance
Garret McNamara Verizon wipeout of the year

Fotografia e Vídeo português também em destaque

Wilson Ribeiro e Jorge Leal também estiveram em evidência na edição de 2011 dos Billabong XXL Awards.
Ambos os profissionais acompanharam, dia após dia, as iniciativas do atleta hawaiano durante o projeto ZON NORTH CANYON, tendo capturado as imagens (fotografia e vídeo respectivamente) da onda vitoriosa no dia 1 de novembro de 2011.

Para Wilson Ribeiro «este prémio é definitivamente a cereja no topo do bolo. É muito gratificante para mim, e para o meu trabalho, apesar de que este foi feito em equipa com pessoas muito empenhadas e profissionais. Tenho-lhes muito a agradecer por me terem proporcionado esta oportunidade magnífica».

Já para Jorge Leal «a nazaré e a praia do norte obtiveram hoje o reconhecimento máximo do big surf mundial. Vencedora da maior onda e record mundial com 78 pés, isto deve-se essencialmente ao trabalho de uma equipa fabulosa que sempre acreditou e de um grande surfista, Garret McNamara! As imagens falam por si...obrigado».

É a primeira vez que profissionais nacionais da área recebem o prestigiante galardão.

Canhão da Nazaré

O efeito do fenómeno conhecido como “Canhão da Nazaré” (acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e cinco quilómetros de profundidade) canaliza a ondulação do oceano Atlântico para a Praia do Norte criando grandes ondas.

 

Actualizado em ( 05-Mai-2012 )
 
Garrett McNamara e Onda da Nazaré nomeados para os Óscares das Ondas Grandes Imprimir e-mail
 
 
Garrett McNamara, o surfista havaiano que fez história ao surfar a maior onda de sempre na Nazaré, no âmbito da expedição ZON North Canyon Show 2011, está nomeado para os prémios Billabong XXL".
 
Os vencedores vão ser conhecidos no dia 4 de maio, numa cerimónia que irá decorrer no Grove Theater em Anaheim, Califórnia (EUA), e que será transmitida em directo no canal Fuel TV.
 
A onda estimada em 90 pés (cerca de 30 metros) surfada por Garrett tornou-se num feito que coloca o extreme waterman havaiano e a onda portuguesa nos favoritos nas categorias de Surfada do Ano e Atleta do Ano nos prémios Billabong XXL.
 
O havaiano esteve na Praia do Norte, com o patrocínio da ZON, de outubro a novembro do ano passado, espaço de tempo em que praticou surf, stand up paddle e tow-in e filmou o documentário ZON North Canyon Show 2011, um projeto de três anos, iniciado em 2010, protagonizado pelo próprio surfista, que estará de volta à Nazaré já no final deste ano para o grande evento de surf.
 
O efeito do fenómeno conhecido como “Canhão da Nazaré” (acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 kms de comprimento e cinco de profundidade) canaliza a ondulação do oceano Atlântico para a Praia do Norte criando grandes ondas.
 
 
Plano de Atividades para 2012 da Empresa Municipal Nazaré Qualifica E.E.M aprovado Imprimir e-mail

O plano de atividades da Empresa Municipal Nazaré Qualifica para o ano de 2012 foi aprovado na reunião do executivo camarário, na passada segunda-feira, 26 de Dezembro, por unanimidade.

Segundo explicou Miguel Sousinha, presidente do Conselho de Administração da Empresa, «o Plano visa o cumprimento do objeto da empresa definido nos Estatutos da Nazaré Qualifica, E.E.M».

«Num ano que se avizinha particularmente difícil devido a difícil conjuntura interna e externa, associada a uma restrição anormal ao crédito por parte das empresas e instituições, pretende-se com este instrumento de planeamento fazer refletir um conjunto de ações a realizar durante o ano de 2012 tendo como base a valorização dos recursos existentes e uma clara adequação dos custos aos proveitos, contando para isso com a disponibilidade dos nossos parceiros para a concretização do mesmo», disse, durante a apresentação do documento na reunião de Câmara.

De acordo com o Plano, as ações previstas representam, além de uma continuidade do trabalho realizado no ano de 2011, o reforço de uma opção definida, no sentido de tornar o concelho da Nazaré num pólo de desenvolvimento sustentável, contribuindo para um enriquecimento socioeconómico e social do concelho, promovendo o desenvolvimento económico, a qualificação das pessoas, a promoção da sustentabilidade ambiental, assim como apresentar soluções equilibradas e eficientes da Gestão de Equipamentos Municipais.

Entre as ações a desenvolver em 2012, contam-se a Implementação do parque empresarial e desenvolvimento de procedimentos administrativos com vista à venda dos lotes ainda disponíveis no Parque Empresarial de Valado dos Frades; dar continuidade ao plano de ação do concelho empreendedor; desenvolvimento dos instrumentos para a qualificação do destino, promovendo a certificação dos estabelecimentos e dos produtos; desenvolvimento do projeto do Gabinete de apoio ao Turismo em parceria com a Universidade Lusófona; desenvolvimento e apoio à promoção da Marca "Praia do Norte" como destino de desportos náuticos associando a Nazaré ao surf, kitesurf e bodyboard; promoção de eventos de âmbito nacional e internacional; promoção de projetos de cooperação transnacional e inter-regional, e dar continuidade ao trabalho já desenvolvido de captação de investimento para o concelho da Nazaré.

Para além do Orçamento e Plano de Atividades para o próximo ano, foi, ainda, aprovado em reunião do executivo camarário o Relatório e Contas de 2010 da Empresa Municipal Nazaré Qualifica, E.E.M.
 

Orçamento e Plano para 2012

Relatório de Contas de 2010

Actualizado em ( 28-Dez-2011 )
 
Garrett McNamara promoveu ação de limpeza da Praia do Norte Imprimir e-mail

  
Garrett McNamara promoveu no sábado, dia 26 de Novembro, uma acção de limpeza da Praia do Norte, no âmbito do projecto ZON North Canyon Show 2011.

Foram recolhidos vários sacos de resíduos, que totalizaram perto de uma tonelada de lixo que se encontrava espalhado pelo areal da praia do norte. A ação de limpeza contou com a participação de dezenas de pessoas.
 
Plástico, vidro, restos de arte de pesca, bóias de sinalização, e até uma espreguiçadeira de praia, foram os objetos recolhidos nesta ação, em que todos os participantes tiveram a oportunidade de estar perto do extreme waterman e de levar para casa um postal autografado pelo homem que surfou, recentemente, uma onda de perto de 30 metros, na praia do Norte.

Garrett mostrou-se, no final, muito satisfeito com a forma como decorreu a ação de limpeza, que atraiu muitos jovens.
 
«Vimos que era necessário fazer uma ação de limpeza do areal da Praia do Norte, lançamos o desafio às pessoas, que se quisessem juntar a nós, e foi fantástico», disse o surfista.
 
 

Foto de: POLVO/JORGE LEAL e WILSON RIBEIRO
 
 
 

 
Garrett McNamara promove limpeza da Praia do Norte Imprimir e-mail
 
Garrett McNamara promove este sábado, dia 26 de Novembro, uma acção de limpeza da Praia do Norte, no âmbito do projecto ZON North Canyon Show 2011.
 
A iniciativa de recolha de resíduos decorre a partir das 14h30. Os participantes no evento terão a oportunidade de estar perto do extreme waterman durante esta ação de limpeza, de levar para casa um postal autografado, ficando, ainda, habilitados a jantar com Garrett McNamara. 
 
O ponto de encontro é às 14h30 no Norpark.
 
 
Documentário “Zon North Canyon Show 2010” de McNamara em exibição na Nazaré Imprimir e-mail
 
 
O documentário realizado na Praia do Norte, na Nazaré, “Zon North Canyon Show 2010”, protagonizado pelo surfista Garrett McNamara, chega no próximo sábado, dia 5 de Novembro, às 21h30, ao Cine-Teatro da Nazaré.

O filme é protagonizado por Garrett McNamara, um dos surfista de ondas grandes mais conceituados da atualidade, que tem percorrido o mundo em busca de novos desafios no mar. Garrett McNamara está na Nazaré para nova missão de exploração das ondas da Nazaré, o “ZON North Canyon Show 2011”. É a segunda missão de um projecto de três anos.

Garrett estará no cine-teatro da Nazaré a partir das 21h00 para uma sessão de autógrafos, a que se seguirá a exibição do seu filme.

A Nazaré quer afirmar-se, cada vez mais, como um destino de excelência para a prática de desportos náuticos, aproveitando as singularidades proporcionadas pelo fenómeno natural conhecido como “Canhão da Nazaré”.

O filme, realizado na Nazaré, e protagonizado pelo surfista Garrett McNamara, é promovido pela Empresa Municipal Nazaré Qualifica.

As entradas custam um euro.
Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 | Seguinte > Final >>

Resultados 39 - 57 de 139